Portugal foi responsável por 2% da cerveja produzida na UE em 2021

No ano passado, saíram das cervejeiras da Europa 33,13 mil milhões de litros da bebida, subindo 2,8% face ao primeiro ano da pandemia. Alemanha liderou a produção, Países Baixos a exportação e França a importação de cerveja.

Foto
Nelson Garrido

Os países da União Europeia foram responsáveis por uma produção de 33,13 mil milhões de litros de cerveja no ano passado, um aumento de 2,80% face a 2020 – o ano em que a pandemia de covid-19 deixou muitos locais de consumo, como bares e restaurantes, encerrados durante vários meses.

Portugal, segundo a entidade estatística europeia, produziu 710,55 milhões de litros de cerveja – cerca de 2,14% do total da UE em 2021.

Os dados, divulgados esta terça-feira pelo Eurostat, representam um crescimento de 1,99% da produção cervejeira em Portugal – que detém grupos como a Sociedade Central de Cervejas, o Super Bock Group (antiga Unicer), a Empresa de Cervejas da Madeira, além dos espanhóis da Font Salem, com uma unidade em território nacional (antiga Cintra), além de vários micro-cervejeiros.

A Alemanha, com 23% de quota de produção (7,5 mil milhões de litros), liderou em 2021 o grupo de países da União, seguida da Polónia e Espanha, ambas com 3,7 mil milhões de litros produzidos, “ou 11% da produção total da UE” cada.

Os Países Baixos com 2,5 mil milhões de litros ou 7% da produção total da UE, são os principais exportadores, vendendo para outros países da Europa e do resto do mundo 1,9 mil milhões de cerveja. Segue-se a Bélgica (1,8 mil milhões) e a Alemanha (1,6 mil milhões de litros).

Em sentido contrário, a maior importadora foi a França, com 800 milhões de litros.

Sugerir correcção
Comentar