O grande teste do regresso dos humanos à Lua começa agora

Missão ainda não tripulada à órbita da Lua preparará o terreno para os humanos voltarem ao nosso satélite natural. Se tudo correr bem, o lançamento será já esta segunda-feira.

Foto
O foguetão Space Launch System e a cápsula Órion já na rampa de lançamento no Centro Espacial Kennedy (na Florida) Ben Smegelsky/NASA

3, 2, 1... e a primeira data para o lançamento da missão Ártemis I é já esta segunda-feira, a partir das 13h33 (hora de Lisboa). Esta missão é um teste de voo não tripulado à Lua que preparará o regresso de astronautas à superfície lunar. A Ártemis I faz parte de um conjunto de missões do programa Ártemis, que pretende que os humanos venham a ter presenças de longa duração na Lua e será um trampolim para, um dia, enviá-los para Marte. O grande teste começa agora.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 23 comentários