Algumas notas à beira do Lago Maggiore (com Dalida nos ouvidos)

Não faltou bom cinema no 75º Festival de Locarno — mesmo que o palmarés não o dê forçosamente a entender. Um olhar possível sobre seis dias de filmes num certame que é diferente consoante quem o veja.

Foto
Regra 34, Leopardo de Ouro, ergue bem alto a bandeira do novo cinema brasileiro, em resistência ainda e sempre ao regime Bolsonaro

Ainda agora, uma semana depois de o ter visto, continua a ecoar na cabeça a lenga-lenga medieval que Stefano Bollani escreveu para a banda-sonora de Il Pataffio, do italiano Francesco Lagi. Não foi a única música que ficou na cabeça de Locarno 2022 (já vamos às outras) mas é significativa por estar incluída numa das mais inexplicáveis presenças a concurso que já tivemos oportunidade de ver no festival suíço.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar