Já pode sair silenciosamente de conversas de grupo. Vêm aí novas funcionalidades no WhatsApp

Zuckerberg anunciou que serão implementadas três novas funcionalidades. O objectivo é assegurar que as mensagens trocadas são tão “privadas e seguras quanto conversas cara a cara”.

Foto
Dois dos recursos serão disponibilizados pelo Whatsapp ainda este mês Dado Ruvic

O anúncio foi feito na página de Facebook de Mark Zuckerberg, fundador e director-executivo da empresa-mãe, Meta: a rede social WhatsApp vai mudar.

Com o objectivo de continuar a “construir novas formas de proteger” as mensagens trocadas entre os utilizadores da rede (assegurando que são tão “privadas e seguras quanto conversas cara a cara”), vão ser implementadas três novas funcionalidades, escreveu Zuckerberg na rede social.

Com as três novas funcionalidades, o utilizador poderá:

  • Sair de grupos de conversa silenciosamente: até ao momento, ao deixar uma conversa com vários utilizadores, surgia o aviso de que “saiu da conversa” e todos os outros utilizadores eram informados da sua acção. Com esta actualização, apenas os administradores do grupo terão acesso à informação, acrescenta a aplicação no seu site oficial.
  • Escolher quem o pode ver online: com a implementação desta funcionalidade, o utilizador pode controlar quem vê se está a utilizar a aplicação no momento. O objectivo é permitir que quem usa o WhatsApp consiga “manter a sua presença online privada”.
  • Bloquear a captura de ecrã em mensagens de visualização única: até agora, o envio de mensagens de visualização única permitia partilhar um vídeo ou fotografia apenas uma vez, dando uma certa segurança a quem carregava no botão do envio. Mas nada impedia que o receptor do conteúdo fizesse uma captura de ecrã, até agora. No entanto, ressalva o WhatsApp, apesar de se registar um aumento da segurança, nada impede que quem receba a mensagem tire uma fotografia com um outro aparelho, por exemplo.

Os dois primeiros recursos serão disponibilizados pela aplicação ainda este mês. Mas o último ainda está em fase de testes, pode ler-se no site da aplicação.

Na última segunda-feira, na sua conta oficial do Twitter, o WhatsApp divulgou também que já é possível eliminar as mensagens enviadas até dois dias depois de se ter carregado no botão verde de envio.

Citada pelo jornal britânico Guardian, Ami Vora, chefe de produto, afirmou: “Acreditamos que o WhatsApp é o local mais seguro para ter uma conversa privada”. Por esse motivo, a empresa dará início a uma “campanha global, começando pelo Reino Unido e pela Índia, para educar as pessoas” no que toca à forma como a aplicação protege a sua privacidade online.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários