Falta de água no rio Pó, em Itália, revela bomba de 450 quilos da Segunda Guerra Mundial

Militares desarmaram e realizaram, no domingo, uma explosão controlada da bomba de 450 quilos, descoberta a 25 de Julho junto à vila de Borgo Virgilio, perto da cidade de Mântua.

seca,segunda-guerra-mundial,mundo,verao,italia,europa,
Fotogaleria
Descoberta da bomba de 450 quilos em Borgo Virgilio FLAVIO LO SCALZO/Reuters
seca,segunda-guerra-mundial,mundo,verao,italia,europa,
Fotogaleria
FLAVIO LO SCALZO/Reuters
seca,segunda-guerra-mundial,mundo,verao,italia,europa,
Fotogaleria
O rio Pó está a sofrer a pior seca em 70 anos FLAVIO LO SCALZO/Reuters
seca,segunda-guerra-mundial,mundo,verao,italia,europa,
Fotogaleria
FLAVIO LO SCALZO/Reuters

Além das temperaturas recorde e dos incêndios que queimaram uma vasta área de terreno, as ondas de calor que atingiram a Europa neste Verão trouxeram à descoberta algo inesperado depois de as águas do rio Pó, em Itália, afectadas pela seca, terem baixado tanto que revelaram a existência no local de uma bomba da Segunda Guerra Mundial anteriormente submersa.

Especialistas militares desarmaram e realizaram, no domingo, uma explosão controlada da bomba de 450 quilos, descoberta a 25 de Julho junto à vila de Borgo Virgilio, perto da cidade de Mântua, na região da Lombardia.

“A bomba foi encontrada por pescadores na margem do rio Pó devido à diminuição do nível das águas causada pela seca”, disse o coronel Marco Nasi.

Não foi tarefa fácil desarmar a bomba. Cerca de 3000 pessoas que vivem nas proximidades foram retiradas do local durante a operação, segundo revelou o exército italiano. O espaço aéreo naquela zona também foi encerrado e a navegação ao longo desse trecho do rio foi interrompida, assim como o trânsito numa linha férrea e numa estrada estadual próxima.

“Inicialmente, alguns moradores disseram que não iriam deslocar-se, mas nos últimos dias achamos que conseguimos convencer todos”, disse o autarca de Borgo Virgilio, Francesco Aporti, acrescentando que se as pessoas se recusassem a abandonar a área, as operações seriam interrompidas.

Engenheiros especializados no desarmamento de bombas removeram o fusível do dispositivo fabricado nos EUA, que o Exército disse conter 240 quilos de explosivos.

De seguida, o esquadrão antibomba, escoltado pela polícia, transferiu o artefacto para uma pedreira no município de Medole, a cerca de 45 quilómetros de distância, onde foi destruído.

Itália declarou estado de emergência no mês passado para as áreas ao redor do rio Pó, o rio mais extenso do país responsável por cerca de um terço da produção agrícola de Itália e que está a sofrer a pior seca em 70 anos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários