Há desafios perigosos que se tornam virais: qual deve ser o papel dos pais?

O caso de Archie Battersbee, de 12 anos, mostra como estes desafios podem ter consequências graves. Para Bruno Castro, o “mundo digital tem tantas ou mais ameaças que o mundo real”.

Foto
Bruno Castro denuncia “um sentido de falsa segurança por parte dos pais, dos professores e dos familiares” Maria João Gala (Arquivo)

Archie Battersbee, de 12 anos, está em coma desde Abril, altura em que sofreu uma lesão cerebral. A causa, apontada pela mãe, foi um desafio online chamado “Blackout Challenge”, que incentiva os participantes a asfixiar-se até perderem a consciência. Antes do rapaz britânico, mais de 80 crianças e jovens terão morrido em resultado do mesmo desafio. Este sábado está previsto desligar o suporte de vida da criança. O que podem e devem os pais fazer para proteger os seus filhos?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários