“Não é o capitalismo que está de costas voltadas para a natureza”

Alessio Terzi, economista na Comissão Europeia e professor na Universidade de Lille, defende que o crescimento económico é necessário para garantir as inovações e a estabilidade social de que o planeta precisa para enfrentar as alterações climáticas.

Foto
Alessio Terzi é economista na Comissão Europeia e professor na Universidade de Lille ANNA BUSSOLOTTO

Autor do livro Growth for Good (Crescimento para o Bem), o economista italiano Alessio Terzi argumenta, em entrevista realizada por telefone, que o problema ambiental que o planeta enfrenta não é causado pelo crescimento económico e, pelo contrário, alerta que “precisamos do crescimento para evitar um cenário de conflitualidade, algo que é uma possibilidade muito forte numa era de alterações climáticas”. No entanto, avisa, os modelos de crescimento e de capitalismo têm de ser mudados.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 49 comentários