Ácido hialurónico acorda as células que reparam músculos danificados

Uma equipa internacional de cientistas observou que o ácido hialurónico é uma espécie de alarme que acorda as células estaminais para elas irem regenerar músculos feridos ou lesionados.

Quando há danos nos músculos, células estaminais (a rosa) produzem ácido hialurónico (a verde mais claro) Kiran Nakka

Um músculo está danificado. Lá, células estaminais e células do sistema imunitário vão começar a trabalhar em conjunto no processo de reparação desse músculo. Mas como se coordenam essas células para assegurarem que se remove o tecido que já está morto e se produzem as novas células que vão constituir os tecidos? Uma equipa internacional de cientistas revelou esta semana na revista Science que o ácido hialurónico é uma molécula-chave na gestão dessa interacção que leva à regeneração muscular. Ele tem um papel simples e crucial: acorda as células estaminais que vão reparar os músculos.