Campanha mapeia 48 mil quilómetros quadrados do fundo do mar dos Açores

Missão hidrográfica levada a cabo pela Marinha portuguesa está ao largo dos Açores, onde já percorreu o equivalente a 11 mil quilómetros a bordo do navio D. Carlos I.

Foto
O navio D. Carlos I em missão de mapeamento do fundo do mar Marinha portuguesa

O navio da Marinha Portuguesa D. Carlos I, que está actualmente nos Açores para levantamentos hidrográficos, realizou nos primeiros dois meses de missão a “análise a uma área de 47.997 quilómetros quadrados”.

Num comunicado, a Marinha adianta que aquela área analisada, no âmbito do programa de mapeamento do mar português, “é equivalente a metade das áreas de Portugal continental e dos arquipélagos juntas”. Na actual missão, o navio hidrográfico já navegou 6263 milhas náuticas, o equivalente a mais de 11 mil quilómetros, conforme indica a Marinha.

Durante esta missão, este ramo das Forças Armadas procura “sondar diversas áreas de interesse definidas pelo Instituto Hidrográfico [laboratório integrado na Marinha]”, com vista “a uma maior extensão de mapeamento do fundo marinho” e para “actualização cartográfica”.

Este mapeamento insere-se no projecto SEAMAP2030, que já em 2020 tinha permitido analisar 37.500 quilómetros quadrados numa outra campanha científica ao largo dos Açores. O navio D. Carlos I tem uma guarnição de 35 militares e é comandado pelo capitão-de-fragata Pedro Aires de Castro.

Sugerir correcção
Comentar