Da fome e das infecções nasceram os humanos tolerantes à lactose

Um dos maiores estudos já realizados nesta área, avança que mesmo intolerantes à lactose, os antepassados dos europeus continuaram a beber leite e a consumir lacticínios.

Foto
A nossa tolerância à lactose deriva, de acordo com os investigadores, de épocas de fome e infecções entre os antepassados dos europeus Anita Jankovic/Unsplash

O hábito de os humanos beberem leite já remonta à pré-história. Há inclusive estudos que colocam o marco temporal há nove mil anos: quando há registos de alguns antepassados europeus beberem leite. E, apesar de já conhecermos esta narrativa, não sabíamos que estes antepassados pré-históricos, mesmo não conseguindo digerir leite, continuaram a fazê-lo ao longo do tempo (provavelmente com o desconforto e dores da intolerância).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários