Quinta na TV: a opinião de Anne Applebaum, o retrato de Olivier Rousteing e Histórias de Dunhuang

Escolhas para ficar a ver televisão.

Foto
Anne Applebaum Michal Fludra/NurPhoto via Getty Images

CINEMA

The Florida Project
AMC, 10h13
Florida, EUA. Moonee (Brooklynn Prince) é uma menina de seis anos que mora num motel de beira de estrada com a mãe (Bria Vinaite), uma jovem inconsequente que sobrevive de subsídios e biscates. Bobby, o gerente (Willem Dafoe, nomeado para o Óscar de melhor actor secundário), é quem vai garantindo a segurança a Moonee e outras crianças, que o vêem como um pai. Sean Baker escreve e realiza este filme dramático.

Tróia
AXN, 15h14
Homero em versão Hollywood, por Wolfgang Petersen, com direito a nomeação para um Óscar pelo guarda-roupa. Na Grécia antiga, durante um banquete do rei de Esparta, Páris (Orlando Bloom), príncipe de Tróia, seduz a rainha Helena (Diane Kruger) e rapta-a. A guerra é declarada contra Tróia, governada por Príamo (Peter O’Toole) e defendida pelo príncipe Heitor (Eric Bana). A chave do desenlace reside em Aquiles (Brad Pitt), semideus e o maior guerreiro vivo.

Só Deus Perdoa
Hollywood, 1h20
Thriller de acção assinado por Nicolas Winding Refn. Julian (Ryan Gosling) vive exilado em Banguecoque, depois de ter sido responsável pela morte de um homem. Gere um clube de boxe que encobre um negócio de tráfico de drogas. Tudo se complica quando o seu irmão é espancado até à morte e a mãe lhe exige que o vingue, dando início a um jogo sangrento.

INFORMAÇÃO

Grande Entrevista
RTP3, 23h25
Vítor Gonçalves conversa com Anne Applebaum, a jornalista e historiadora polaco-americana que ganhou o Pulitzer com Gulag, Uma História, livro que ajudou a formar outro olhar sobre o sistema de campos de trabalho forçado na ex-União Soviética. Sendo uma voz sobejamente conhecida para quem acompanha a política nos EUA e na Europa, sobretudo na Europa de Leste, importa ouvir a sua opinião sobre a guerra na Ucrânia, com notas acerca das ambições de Putin, a ameaça russa ao mundo ocidental e a resistência comandada por Zelensky, que entrevistou em Abril. Repete à 1h26, na RTP1.

DOCUMENTÁRIOS

Olivier Rousteing: Menino Prodígio
TVCine Edition, 22h
O especial Documentários Premiados fecha com a estreia televisiva deste retrato de Olivier Rousteing, o prodigioso designer de moda que, aos 25 anos, se tornou um dos mais jovens directores criativos de uma maison parisiense – a Balmain – e é o único homem negro e gay à frente de uma grande marca de moda francesa. Mais do que uma narrativa sobre a trajectória profissional e a ascensão meteórica, traça a imagem intimista – e até confessional – de alguém que foi abandonado à nascença e que continua numa demanda pessoal pelas suas origens e identidade. Realizado por Anissa Bonnefont, o filme recebeu a Menção Especial do Júri do Festival de Cinema de Tribeca, onde esteve também indicado para o prémio de melhor documentário (categoria em que também foi nomeado para um César).

Mayday, Desastres Aéreos: Casos Especiais
National Geographic, 22h10
Começa a quinta temporada da série documental que analisa as causas de grandes desastres do mundo da aviação, recorrendo a reconstituições, simulações, testemunhos e depoimentos de investigadores e especialistas. O primeiro episódio debruça-se sobre riscos e tragédias em zonas de guerra. Há novos casos especiais – três por episódio – para investigar a cada quinta-feira.

Histórias de Dunhuang
História, 22h15
Estreia de uma minissérie que relata “incríveis histórias da ascensão e queda de generais, senhores da guerra, monges e imperadores” passadas na cidade chinesa de Dunhuang, nos tempos em que era um grande entroncamento na antiga Rota da Seda. É composta por cinco capítulos, emitidos de uma vez só: O farol luminoso, O inimigo eterno, Uma luz na escuridão, A imortal e Tesouros da gruta da biblioteca.

Fojos
RTP2, 23h34
Anabela Moreira e João Canijo foram a Castro Laboreiro – a terra mais a Norte do território nacional, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês – filmar este documentário que aborda temas como a vida rural, o isolamento, o envelhecimento ou a ligação à natureza.

Sugerir correcção
Comentar