Três mortos, incluindo o suspeito, em tiroteio no Canadá contra pessoas sem-abrigo

As autoridades locais emitiram um alerta na manhã desta segunda-feira por causa de vários tiroteios nos arredores de Vancouver, na Colúmbia Britânica. Suspeito dos crimes está entre as vítimas mortais.

policia,semabrigo,mundo,crime,canada,
Fotogaleria
Tiroteios ocorreram esta manhã perto de Vancouver, no Canadá Reuters/JESSE WINTER
policia,semabrigo,mundo,crime,canada,
Fotogaleria
A cidade de Langley, ainda sob alerta de emergência da polícia, fica a cerca de 40 quilómetros do centro de Vancouver Reuters/JESSE WINTER
policia,semabrigo,mundo,crime,canada,
Fotogaleria
Um suspeito foi detido Reuters/JESSE WINTER

Três pessoas morreram e duas ficaram feridas (uma em estado crítico), nesta segunda-feira, num tiroteio na Colúmbia Britânica, na costa Oeste do Canadá, segundo avançou a CBC. Uma das vítimas mortais é o suspeito do ataque, que foi atingido pela polícia.

Uma porta-voz da Real Polícia Montada Canadiana (RCMP), Rebecca Parslow, afirmou, em declarações à CBC, que as vítimas eram pessoas em situação de sem-abrigo e que a polícia acredita que o ataque tenha sido planeado, tendo a população sem-abrigo como alvo particular.

As autoridades adiantaram ainda que o atirador era um homem de 28 anos, Jordan Daniel Goggin. O autor dos disparos morreu no local onde foi encontrado, abatido a tiro por agentes da polícia. Goggin viva em Surrey, uma cidade da área metropolitana de Vancouver, e conhecido das autoridades, mas devido a “contactos não criminais”.

“Neste momento, ainda não sabemos o motivo que está por trás deste incidente mortal, nem se havia uma relação entre o suspeito falecido e as vítimas”, explicou à CBC, por sua vez, o comandante adjunto do RCMP, Ghalib Bhayani.

Quanto ao suspeito dos crimes, inicialmente a polícia dissera que o tinha prendido, mas mais tarde veio a declarar que afinal o encontraram na rua já ferido e que o atingiram em seguida mortalmente. Quer a identidade do atacante como a dos feridos já é sabida, mas a polícia ainda não as divulgou publicamente, segundo a Reuters.

“Ainda estamos a investigar para determinar se o atirador agiu sozinho. A investigação ainda está em curso, mas tudo indica que não havia mais ninguém envolvido e que não há mais nenhuma ameaça contínua à segurança pública”, observou Ghalib Bhayani numa conferência de imprensa.​

As autoridades locais emitiram ainda de madrugada, pelas 6h30, um alerta de emergência por causa de vários tiroteios que estavam a ocorrer, desde a meia-noite, em pelo menos cinco localidades na cidade de Langley, nos arredores de Vancouver, e apelaram aos residentes para se manterem alerta e longe da área do incidente.

Já no Verão de 2021, na cidade de Prince George, também na Colúmbia Britânica, ocorreu um tiroteio num acampamento de pessoas sem-abrigo, em que não se registaram vítimas. O ataque aconteceu um dia após o município ter anunciado a intenção de encerrar o acampamento.

Um mês depois, um jovem de 22 anos, sem-abrigo, foi atingido por uma flecha, no centro da cidade de Vancouver. Neste caso, as autoridades admitiram que o ataque tenha sido aleatório, afirmou, à data, o agente Steve Addison, da polícia de Vancouver.

Em Maio deste ano, o Governo de Justin Trudeau apresentou uma proposta de lei para impedir, a partir do Outono, a compra e venda de armas de fogo pessoais no país. “Estamos a limitar o número de armas de mão neste país”, afirmou Trudeau. “Será ilegal comprar, vender, transferir ou importar armas de mão em qualquer lugar do Canadá.” A proposta surgiu dias depois do tiroteio na escola primária de Uvalde, no estado norte-americano do Texas, onde morreram 19 crianças e duas professoras.

O Canadá já tinha banido 1500 tipos de armas de fogo, de estilo militar, na sequência de um tiroteio em Abril de 2020, o pior da história do país, no qual morreram 23 pessoas.

Notícia actualizada às 9h25 de dia 27 de Julho com a identificação do autor do ataque.

Sugerir correcção
Comentar