Mark MacGann, o denunciador que revelou os segredos da Uber: “Vendemos uma mentira”

Mark MacGann foi um dos principais estrategos da comunicação da Uber durante anos. Agora, o irlandês de 52 anos é o denunciante por detrás dos Uber Files, uma investigação sobre práticas problemáticas da empresa com base em 124 mil documentos internos. “Vendemos uma mentira”, revela.

Foto
Mark MacGann em entrevista ao Guardian e ao ICIJ sobre as suas revelações ICIJ, Youtube

A estratégia da Uber de manipular políticos e amplificar as histórias de taxistas violentos para expandir as suas operações foi denunciada por um dos seus principais responsáveis. Esta segunda-feira, o irlandês Mark MacGann, de 52 anos, que liderou a estratégia da Uber na região da Europa, África e Médio Oriente durante anos, identificou-se como a fonte que enviou mais de 124 mil documentos internos da Uber – incluindo e-mails, relatórios e SMS da chefia – ao jornal britânico The Guardian no começo de 2022. Agora, são uma parte central dos Uber Files, um trabalho de investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), divulgado este domingo, sobre as políticas problemáticas da Uber entre 2013 e 2017.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários