Só em oito regiões não existe diferença entre desempenho dos alunos carenciados e dos mais favorecidos

No indicador de equidade calculado pelo Ministério da Educação, o desempenho dos alunos com ASE nas NUT III até sai bem na comparação com os seus pares a nível nacional , mas quando se comparam os seus resultados com o dos alunos mais favorecidos por região, o cenário é mais sombrio. É este exercício que o PÚBLICO também propõe. Área Metropolitana de Lisboa destaca-se pela negativa, em ambos os cenários.

Foto
Olhando para os desempenhos por região, constata-se que mais uma vez as taxas de conclusão no tempo esperado e o indicador da equidade “apresentam valores superiores no Norte Litoral e inferiores no Sul Daniel Rocha

O mundo tornou-se mais desigual com a pandemia, mas aparentemente a equidade no sistema educativo português aumentou no primeiro ano em que o covid-19 nos caiu em cima. Bate certo?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar