Tiroteio em desfile do 4 de Julho perto de Chicago

Seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na sequência de um ataque a tiro que interrompeu as celebrações do Dia da Independência dos EUA em Highland Park, no Estado do Illinois. A polícia prendeu o atirador.

chicago,estados-unidos,tiroteio-eua,eua,mundo,america,
Fotogaleria
Tiroteio em Highland Park, Illinois Reuters/WLS-TV/ABC7
chicago,estados-unidos,tiroteio-eua,eua,mundo,america,
Fotogaleria
Reuters/MAX HERMAN

Seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após um tiroteio que interrompeu o desfile do 4 de Julho em Highland Park, perto de Chicago, no estado do Illinois, avançou o jornal Chicago Sun-Times.

Segundo a polícia de Highland Park, o suspeito, Robert E. Crimo III, de 22 anos, foi avistado num carro perto de uma esquadra a Norte de Chicago. De acordo com o New York Times, quando a polícia o tentou parar, Bobby, como é conhecido, fugiu. Após uma breve perseguição policial, foi detido, adiantou o chefe da polícia de Highland Park, Lou Jogmen.

As celebrações do Dia da Independência dos Estados Unidos começaram na manhã desta segunda-feira por volta das 10h locais, mas foram suspensas poucos minutos depois. A polícia do estado do Illinois enviada ao local, montou um perímetro de segurança e as pessoas foram aconselhadas a afastarem-se do centro de Highland Park e a protegerem-se, apelo reforçado pela autarca da cidade, Nancy Rotering, no Twitter.

“Num dia em que nos reunimos para celebrar a união e a liberdade, estamos em vez disso a lamentar a perda, a trágica perda, de vidas, e a lutar contra o terror”, declarou Nancy Rotering.

Também o Presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou que estava chocado com o ataque desta segunda-feira, que descreveu como “a violência armada sem sentido, que mais uma vez trouxe sofrimento a uma comunidade americana neste Dia da Independência”. O chefe de Estado prometeu o “apoio total” do Governo às autoridades locais e afirmou estar a acompanhar de perto o desenvolvimento do caso.

O hospital de Highland Park comunicou estar a prestar cuidados de emergência a 26 pessoas feridas, dos 8 aos 85 anos, quase todas alvejadas. Outras cinco foram transferidas para o hospital de Evanston. “A grande maioria sofreu ferimentos causados pelos disparos e os restantes ficaram feridos por causa do caos que se instalou no desfile”, avançaram responsáveis do hospital em comunicado. Várias testemunhas relatam ter ouvido múltiplos disparos, tendo uma delas contado mais de 20.

As autoridades de Highland Park adiantaram ter encontrado uma arma e munições no local, e admitem que o responsável tenha disparado a partir de um terraço com uma espingarda. Até agora, não parece ter existido um alvo específico neste tiroteio, explica a polícia, que pediu às cidades vizinhas para reavaliarem se estavam reunidas as condições para avançar com as comemorações do feriado de 4 de Julho, Dia da Independência dos EUA, em segurança. Várias comunidades próximas cancelaram os festejos organizados: Northbrook, Evanston, Deerfield, Skokie, Glencoe e Glenview.

Em conferência de imprensa na tarde desta segunda-feira, Christopher Covelli apelou à partilha de imagens e vídeos do desfile desta manhã com as autoridades, assim como de gravações de câmaras de segurança na zona. Segundo Covelli, os disparos pararam no momento em que a polícia chegou ao local. “Tudo indica que [o atirador] era discreto e era muito difícil vê-lo”, explicou. “Não sabemos quais são as suas intenções neste momento.”

Foto
Robert E. Crimo III, de 22 anos, foi detido pela polícia. Polícia de Highland Park

Nas declarações sobre o ataque desta segunda-feira nos arredores de Chicago, Joe Biden salientou que aprovou há poucos dias uma nova legislação com o objectivo de restringir o acesso a armas de fogo, a reforma mais importante das últimas décadas na luta contra este tipo de violência. “Há muito mais trabalho a fazer e não vou desistir de combater a epidemia de violência armada”, assegurou.

Desde o início de 2022, a organização Gun Violence Archive já contou pelo menos 306 tiroteios em massa nos Estados Unidos. Com o tiroteio de Highland Park, são 307.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários