Guerra na Ucrânia hoje: o que precisa de saber

Agora que assumiu o controlo total de Lugansk, o foco da Rússia deverá mudar para a conquista da região de Donetsk. Líderes e organizações internacionais reúnem-se esta segunda e terça-feira, na Suíça, para elaborar um “Plano Marshall” com vista a reconstruir a Ucrânia. Artigo em actualização ao longo do dia.

Foto
Volodymyr Zelensky falou por videoconferência durante a reunião na Suíça EPA/MICHAEL BUHOLZER / FDFA / HANDOUT

▶ Após controlar Lugansk, a Rússia deverá focar-se na conquista de Donetsk. As cidades de Sloviansk e de Bakhmut serão agora os alvos principais.

▶ Líderes de dezenas de países e organizações internacionais reúnem-se esta segunda e terça-feira na Suíça para elaborar um "Plano Marshall” para a reconstrução da Ucrânia. Também a União Europeia anunciou que criará uma plataforma para coordenar a reconstrução do país invadido.

▶ A Ucrânia estima precisar de 750 mil milhões de dólares (cerca de 720 mil milhões de euros) para recuperar as infra-estruturas do país.

​▶ Portugal vai ajudar na reconstrução de escolas na região de Jitomir, a cerca de 150 quilómetros de Kiev, anunciou hoje o ministro da Educação, João Costa.

▶ Pelo menos nove civis morreram e 25 ficaram feridos em bombardeamentos russos em vários pontos da região de Donetsk, avançaram as autoridades locais esta segunda-feira.

▶ A Turquia está a investigar se o cargueiro russo que deteve no domingo, perto da sua costa no mar Negro, transportava cereais roubados, como alega Kiev.

▶ A Ucrânia voltou a convidar o Papa Francisco para visitar o país, depois de Francisco ter manifestado vontade de ir até Moscovo e Kiev, e revelar que o encontro com Vladimir Putin está mais perto de acontecer.

Zelensky reconheceu a derrota ucraniana em Lisichansk, mas prometeu que as suas tropas recuperarão o controlo da região. “Vamos reconstruir as paredes, vamos recuperar os territórios. As pessoas têm de ser protegidas acima de tudo”, afirmou.

▶ Portugal já atribuiu mais de 46 mil protecções temporárias a pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia, 28% das quais concedidas a menores, anunciou o SEF.

▶ A bandeira ucraniana foi de novo hasteada na Ilha da Serpente, de onde as tropas russas se retiraram na última semana.

​▶ A Polónia vai reforçar o seu exército com mais 15 mil soldados ainda este ano, em preparação para uma possível invasão russa no futuro.

​▶ Finlândia e Suécia assinam esta terça-feira protocolo de adesão à NATO.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários