Andoni Aduriz: “Toda a comida tem uma finalidade na nossa vida: entendê-la é a parte mais importante do meu trabalho”

Andoni Aduriz é um dos mais relevantes cozinheiros bascos. Revolucionou a alta cozinha ao apresentar pratos que desafiam sobretudo a mente e é uma inspiração para colegas de todo o mundo. Em entrevista à Fugas, diz que os nossos gostos são previsíveis e que o papel de um chef é também desviar-nos desses gostos. “Muitos estudos indicam que as experiências novas, que incomodam, são as que constroem as memórias mais potentes. “

pais-basco,restauracao,alimentacao,gastronomia,fugas,espanha,
Fotogaleria
Andoni Aduriz Oscar Oliva
pais-basco,restauracao,alimentacao,gastronomia,fugas,espanha,
Fotogaleria
O restaurante Mugaritz, com duas estrelas Michelin Oscar Oliva
pais-basco,restauracao,alimentacao,gastronomia,fugas,espanha,
Fotogaleria
. J.L. Lopez de Zubiria

Poucos chefs conseguiram ter tanta relevância no cenário gastronómico por tanto tempo como Andoni Luis Aduriz. À frente do Mugaritz, o seu restaurante com duas estrelas Michelin localizado no topo de uma colina em Errenteria, o cozinheiro basco revolucionou a alta cozinha ao apresentar pratos que desafiam sobretudo a mente — não apenas o paladar. Em mais de duas décadas de trabalho, ele conseguiu manter o seu restaurante por 12 anos entre os top 10 da lista dos World’s 50 Best, criou mais de 1500 pratos disruptivos e mantém-se como uma mente criativa que inspira colegas ao redor de todo o mundo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar