Teresa Cameira lança O Livro do Peixe: temos duas receitas para pôr à prova

A autora de receitas e fotógrafa de comida lança esta quarta-feira O Livro do Peixe: prometem-se receitas simples em que o protagonista é o peixe nacional. Aqui estão dois exemplos: uma caldeirada e uma massada de peixe.

Foto
Teresa Cameira não só coloca o peixe no centro do prato, como também vai buscar aquilo que é nacional Rui Oliveira (Arquivo)

De pequenino se torce o pepino, diz o ditado popular. Ou, neste caso, o peixe. Para Teresa Cameira, é uma verdade no mundo que ama: o da cozinha. Em pequena, conta ao PÚBLICO, amanhava e escamava o peixe que ia comprar ao mercado, no Monte da Caparica, em Almada. Agora, o peixe é também o ingrediente principal desta cozinheira. Esta quarta-feira lança a sua primeira obra, O Livro do Peixe, do qual o PÚBLICO destaca duas receitas.

Com o livro, Teresa procura colocar o peixe no centro do prato, pela sua paixão de sempre, mas também por ser algo “sobre o qual não existe muita literatura”. “Não existe assim nada muito específico só sobre peixe”, lamenta a também autora de receitas e fotógrafa de comida. Contudo, não é todo o peixe que tem honras de receita. Teresa Cameira vai buscar apenas o produto nacional, do ingrediente principal aos acompanhamentos.

“Se consumirmos localmente estamos a consumir de uma forma muito mais consciente”, assinala. É a partir de uma maior aproximação das pessoas com aquilo que consomem que a comida também ganha “piada” e deixa de ser “estranha”. A sua experiência assim o diz. Teresa sempre comeu muito peixe, influenciada pelos hábitos dos pais. Foi algo que ficou: afinal “os hábitos das crianças acabam muito por ser reflexo também dos hábitos dos próprios adultos”, acrescenta a autora, de 31 anos.

A grande aposta de Teresa Cameira é, dessa forma, a ideia de proximidade, que espera ser capaz de convencer os seus futuros leitores a comer mais peixe. Esse objectivo passa também por desmistificar a ideia de que uma alimentação mais local e com mais peixe pode ser mais difícil de concretizar – afinal, cozinha-se mais rapidamente peixe do que carne, por exemplo, assinala. Acima de tudo, o propósito do livro de receitas que agora lança é não complicar: “A cozinha tem de ser simples”, na vida real e nos livros de receitas.

Sugerir correcção
Comentar