Sindicato: “Administração da TAP está a tentar empurrar os pilotos para uma greve”

Sindicato dos pilotos diz que a TAP “quer os pilotos a voar horas extra, com corte salarial por [considerar ter] pilotos a mais” e que “quando propõe esta incongruência e ela é rejeitada pelos trabalhadores, a administração sente-se no direito de aplicá-la unilateralmente”.

Foto
Tiago Faria Lopes é o presidente do SPAC. Rui Gaudencio

“Cada vez mais paira no ar a sensação de que a administração da TAP está a tentar empurrar os pilotos para uma greve”, afirmou esta segunda-feira à tarde o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) em reacção ao anúncio da companhia de que ia reduzir os cortes a estes trabalhadores para 35% e “suspender a aplicação do mecanismo de clawback (e não planear horas extraordinárias em conformidade)”. Assim, as horas extraordinárias podem ser colocadas em prática de forma mais agilizada pela empresa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários