Pacto Rural Europeu – uma oportunidade para a ferrovia regional
Segundo um estudo da UE, de 2019, o investimento em infraestruturas ferroviárias regionais é mais importante do que o investimento na rede europeia de Alta Velocidade. A mobilidade ferroviária requer uma sólida rede de troços e linhas complementares.
Em dezembro de 2021, a Comissão Europeia propôs o Pacto Rural e respetivo Plano de Ação, que apresenta a visão a longo prazo para as zonas rurais da União Europeia até 2040. O objetivo passa por promovê-las ao nível da resiliência e prosperidade de modo a torná-las mais fortes e ligadas, com um desenvolvimento sustentável, coeso e devidamente integrado. Em abril de 2021, foi realizado um inquérito Eurobarómetro para avaliar as prioridades da Visão a Longo Prazo para as Zonas Rurais. Os resultados mostraram que 44% dos cidadãos europeus referiram as ligações e infraestruturas de transporte como uma necessidade fundamental das zonas rurais. Logo, não é surpreendente que uma das áreas do Plano de Ação seja a manutenção ou a melhoria dos serviços e ligações de transportes públicos, a par da necessidade de tornar as zonas rurais resistentes às alterações climáticas.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.