Colégio de Braga recebe credencial para acesso a fundos comunitários mesmo com irregularidades detectadas

A CASES emitiu uma credencial à cooperativa de ensino Alfacoop, que gere um colégio em Braga, mesmo sabendo que esta não está a cumprir alguns dos critérios do código cooperativo. Sem a credencial, não é possível o acesso a fundos comunitários.

Foto
Há um conflito entre candidatos a cooperadores e a administração da Alfacoop

Constituída em 1983, a cooperativa de ensino Alfacoop é a entidade titular do colégio Alfacoop, também designado Externato Infante D. Henrique, situado em Ruílhe, uma das freguesias mais periféricas do concelho de Braga e quase no limite dos de Vila Nova de Famalicão e Barcelos. O colégio foi um dos vários privados com os quais o Estado português, nos anos 80, realizou contratos de associação para dar resposta educativa em zonas onde a oferta pública era escassa. Em 2016, o fim dos contratos de associação afectou o financiamento de 79 colégios, entre os quais o da Alfacoop.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar