Carro abalroa multidão em Berlim e faz um morto e mais de uma dezena de feridos

Autoridades estão a investigar se se tratou de um acidente ou de um acto deliberado. Segundo um jornal alemão, no carro foi encontrada uma carta de confissão. O motorista, de 29 anos, foi detido no local.

Veículo utilitário esportivo
Fotogaleria
Um carro abalroou uma multidão em Berlim, Alemanha FABRIZIO BENSCH/Reuters
Carro
Fotogaleria
FABRIZIO BENSCH/Reuters
ataque-berlim,berlim,mundo,alemanha,europa,
Fotogaleria
FABRIZIO BENSCH/Reuters
ataque-berlim,berlim,mundo,alemanha,europa,
Fotogaleria
FABRIZIO BENSCH/Reuters
ataque-berlim,berlim,mundo,alemanha,europa,
Fotogaleria
MICHELE TANTUSSI/Reuters
ataque-berlim,berlim,mundo,alemanha,europa,
Fotogaleria
ANNEGRET HILSE/Reuters

Um carro abalroou uma multidão em Berlim, nesta quarta-feira, provocando a morte a pelo menos uma pessoa. O veículo, que invadiu o passeio entre Rankestrasse e Tauentzienstrasse, partiu a vitrina de uma loja num bairro muito movimentado e popular entre turistas da capital alemã.

A polícia identificou o condutor como sendo um homem germano-arménio de 29 anos. O homem foi, primeiramente, contido por pessoas que estavam no local, sendo depois entregue às autoridades.

Mais de uma dezena de pessoas ficaram feridas, nas quais se incluem crianças, segundo revelou um porta-voz da polícia no local. Seis pessoas estão em risco de vida e três ficaram gravemente feridas, acrescentou um porta-voz dos bombeiros. Até ao momento, registou-se a morte de um professor que estava no local e que ia acompanhado pelos alunos.

“Ainda não se sabe se foi um acidente ou um acto deliberado. Estamos actualmente no local com cerca de 130 operacionais de emergência”, disse a polícia. “O veículo, um carro pequeno, foi apreendido no local”, acrescentou.

“É demasiado cedo para especular” sobre o que causou o incidente, avançou um porta-voz do Ministério do Interior alemão numa conferência de imprensa.

De acordo com o jornal alemão Bild, no carro utilizado pelo homem foi encontrada uma carta de confissão. O jornal cita um investigador que afirma: “Isto não foi, de modo algum, um acidente. (Foi) Alguém num alvoroço, um assassino a sangue frio.” No entanto, a informação foi negada pela ministra do Interior, Iris Spranger,

Cobertores cobriam o que parecia ser um corpo numa área isolada pela polícia, revelam imagens da Reuters. Um pequeno carro prateado da marca Renault foi apreendido dentro de uma loja depois de partir a vitrina.

O atropelamento ocorreu ao lado da Igreja da Memória (Gedächtniskirche), destruída pelas bombas da Segunda Guerra Mundial, um dos principais marcos de Berlim. Segundo testemunhas ouvidas pelo jornal Berliner Morgenpost, o condutor circulava a alta velocidade, a cerca de 150 km/h. Até ao momento a informação não foi confirmada por fontes oficiais.

Equipas de resgate transferiram pessoas aparentemente conscientes em macas em direcção a uma ambulância, incluindo uma mulher que cobriu o rosto com a mão, segundo a Reuters, que acrescenta que várias ambulâncias e paramédicos estiveram no local.

O sítio onde tudo aconteceu, numa rua com bastante comércio perto de um restaurante McDonald's, foi cercado enquanto um helicóptero sobrevoava a zona. Mais tarde, o edifício vizinho, Europa Center, foi evacuado, uma vez que existia a possibilidade de o carro utilizado conter explosivos, avançou a polícia.

“O governo federal soube hoje deste terrível incidente em Berlim e está muito preocupado e angustiado”, disse um porta-voz do mesmo. “Os nossos pensamentos estão com os feridos e os seus familiares.”

O atropelamento ocorreu perto do local do ataque ocorrido a 19 de Dezembro de 2016, quando Anis Amri, um tunisino de 24 anos, sequestrou um camião, matou o motorista e abalroou um mercado de Natal, matando mais 11 pessoas e ferindo dezenas. Amri fugiu depois para Itália e foi morto pela polícia.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários