Roma: turista atira trotinete da icónica Escadaria Espanhola e causa estragos de 25 mil euros

Uma turista norte-americana causou danos no valor de 25 mil euros depois de ter atirado uma trotinete eléctrica pela icónica escadaria da Praça de Espanha, em Roma, classificada como Património Mundial da UNESCO.

Foto
Icónica escadaria da Praça de Espanha, em Roma, está classificada como Património Mundial pela UNESCO Reuters/GUGLIELMO MANGIAPANE

Há duas semanas, um turista da Arábia Saudita desceu a famosa Escadaria Espanhola ao volante de um Maserati. Agora, uma turista norte-americana decidiu descer os degraus com uma trotinete eléctrica pela mão, atirando-a “três vezes” ao longo do caminho, detalha o La Repubblica, causando estragos na ordem dos 25 mil euros no monumento, classificado como Património Mundial da UNESCO.

O incidente na capital italiana foi filmado por um transeunte na madrugada de sexta-feira e, pouco depois, a polícia local terá apanhado e multado o casal de turistas, de 28 e 29 anos, a pagar uma coima “de 400 euros cada”. A dupla foi ainda proibida de regressar ao monumento, composto por 135 degraus de mármore, construído no século XVIII e restaurado em 2015 num orçamento de 1,5 milhões de euros.

A escadaria monumental que une a Praça de Espanha, na base, à Praça Trindade do Monte, dominada pela fachada da igreja, no topo, é visita incontornável num passeio turístico por Roma – de tão apetecível aos turistas, tornou-se proibido em 2018 sentar na escadaria, com multas que podem ir dos 250 aos 400 euros.

Após dois anos de pandemia, o número de turistas na capital italiana está a regressar aos valores pré-covid e, com as multidões ávidas de passeio e diversão, estão também a ressurgir os casos de desrespeito pelas regras impostas pelas autoridades.

Em Abril, dois turistas holandeses foram multados em 1000 euros depois de terem entrado na Fonte de Trevi – lembrando a discussão polémica relançada em 2020 sobre a possibilidade de criar uma barreira com um metro de altura em redor da icónica fonte para “proteger um dos monumentos mais importantes e visitados de Roma”. Uns dias antes, um argentino tinha sido multado por fazer voar um drone numa zona interdita, após perder o controlo do aparelho e este cair no telhado do Palácio Veneza, o edifício do século XV onde Mussolini proferiu alguns dos seus mais famosos discursos.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários