Marcelo pede consensos para que se evite “uma crise sobre a descentralização”

Presidente da República esteve reunido com autarcas de todo o país, onde falou sobre o processo de descentralização deixando avisos. A possibilidade de haver uma cisão dentro da associação de municípios não está afastada.

Foto
Presidente da República pediu uma solução de compromisso para a descentralização de competências LUSA/RODRIGO ANTUNES

Um dia depois da aprovação na Assembleia Municipal do Porto da saída da autarquia da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), após uma proposta do executivo municipal que passou com maioria, graças aos votos dos independentes liderados por Rui Moreira e dos deputados do PSD e do Chega – PS, BE, CDU e PAN votaram contra -, o Presidente da República apelou a uma solução de compromisso para a descentralização de competências para as autarquias, com recursos orçamentados para 2023 e sem “deitar fora o peso de uma instituição”, numa alusão clara à ANMP.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários