Filipa Roseta lidera alternativa a Newton para eleição de delegados ao congresso do PSD

Joaquim Miranda Sarmento, que está com Montenegro, é subscritor da lista que tem maioria de apoiantes de Moreira da Silva.

Foto
Filipa Roseta é vereadora na Câmara de Lisboa liderada por Carlos Moedas Matilde Fieschi

A vereadora em Lisboa, Filipa Roseta, lidera uma lista de delegados alternativa à da concelhia presidida por Luís Newton, ao próximo congresso do PSD. O aparecimento desta lista é vista como um ensaio para as eleições na estrutura (que devem acontecer este Verão), mas essa perspectiva é contestada por elementos afectos à candidatura de Newton, que consideram poder estar em causa uma “crise” em Lisboa.

Neste sábado, os militantes do PSD escolhem não só o líder do partido entre Jorge Moreira da Silva e Luís Montenegro mas também os delegados ao congresso do próximo mês de Julho em que serão eleitos os órgãos nacionais.

A lista liderada por Filipa Roseta tem uma maioria de apoiantes de Jorge Moreira da Silva mas é também subscrita por Joaquim Miranda Sarmento, que é coordenador da moção de Luís Montenegro. Contactado pelo PÚBLICO, Miranda Sarmento diz que aceitou subscrever uma lista que “tem apoiantes das duas candidaturas tal como já tinha acontecido em Novembro com uma lista que tinha apoiantes de Rui Rio e Paulo Rangel.”

A lógica desta lista (designada por “M”, de Moreira da Silva e de Montenegro) é puramente local e já tem a ver com as eleições na concelhia de Lisboa. Entre os seus elementos está Paulo Ribeiro, que antecedeu Luís Newton na liderança da estrutura e que disputou as eleições em 2020, tendo perdido.

A outra lista é liderada por Luís Newton, presidente da junta de freguesia da Estrela, e por Rodrigo Gonçalves, que são apoiantes de Luís Montenegro. Segundo fonte social-democrata afecta a esta lista montenegrista, a ideia de que a lista M é um ensaio para a concelhia “faz pouco sentido”.

“Desde logo porque isso significaria então que a vereadora que teve o apoio da concelhia para ser eleita, seria agora candidata para derrotar quem a apoiou, que é também o líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal e um dos Presidentes de Junta referência no PSD na cidade de Lisboa”, de acordo com a mesma fonte, questionando se isso significa “a provocação de uma crise no PSD ainda antes do final do primeiro ano de mandato do Carlos Moedas”.

O primeiro mandato de Luís Newton à frente da concelhia termina no próximo mês de Julho, antevendo-se uma disputa interna.

Ao todo, a concelhia de Lisboa elege 24 delegados ao 40.º congresso do PSD, que se realizará, no Porto, a 1, 2 e 3 de Julho.

Sugerir correcção
Comentar