Preços dos imóveis comerciais têm maior aumento em dez anos

Índice que mede o preços das transacções de imóveis comerciais atingiu em 2021 o valor mais elevado desde 2010.

Foto
Aumento de 2021 interrompeu "dois anos consecutivos de desaceleração dos preços". Matilde Fieschi

Os imóveis comerciais registaram em 2021 “o aumento de preços mais elevado desde 2010”.

Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que o índice que mede a evolução dos preços dos imóveis comerciais transaccionados em Portugal (o Índice de Preços das Propriedades Comerciais) aumentou no ano passado 5,1%, mais 2,3 pontos percentuais que a taxa observada em 2020.

Apesar do aumento, o INE assinala que “o crescimento dos preços das propriedades comerciais foi menos intenso que o observado nas habitações (9,4%)”, tal como sucede desde 2016, embora com o menor diferencial entre ambas as tipologias desde 2015.

O aumento registado em 2021 interrompeu “um período de dois anos consecutivos de desaceleração dos preços” dos imóveis licenciados para fins comerciais, refere ainda o INE, sem adiantar dados sobre as diferentes regiões do país.

Relativamente aos imóveis para habitação, os dados estatísticos têm demonstrado uma subida continuada dos preços e um aumento generalizado por todo o país, com registos de novos máximos históricos em Lisboa e no Porto.

Em Fevereiro, os números do INE demonstravam que no terceiro trimestre do ano passado, o valor mediano dos alojamentos familiares em Portugal fixou-se em 1311 euros por metro quadrado, o que corresponde a uma subida de 12,2% face a igual período do ano anterior.

Foi a primeira vez desde que o INE recolhe estes dados que se ultrapassou a fasquia dos 1300 euros por metro quadrado a nível nacional.

Sugerir correcção
Comentar