TNSJ atribui bolsas a sete artistas ucranianos refugiados em Portugal

Os apoios já atribuídos contemplam três actrizes, uma fotógrafa de cena, um videasta, uma pianista e uma bailarina e professora de dança. Até ao final deste mês deverão ser atribuídas outras três bolsas.

Foto
IRA MARCONI

Sete artistas ucranianos refugiados em Portugal receberam bolsas artísticas do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, e estão já a desenvolver projectos para esta instituição.

As bolsas foram atribuídas no âmbito do projecto Ucrânia – Palco Livre, com uma dotação de 75 mil euros, criado por aquele teatro nacional na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia e da crise humanitária daí resultante.

Segundo o TNSJ, ainda há candidaturas em análise e até ao final deste mês deverão ser atribuídas outras três bolsas artísticas.

As sete bolsas já atribuídas contemplam três actrizes, uma fotógrafa de cena, um videasta, uma pianista e uma bailarina e professora de dança.

Estas sete pessoas começaram já a desenvolver projectos no teatro nacional, nomeadamente “no processo de criação” da produção Ensaio sobre a Cegueira, com encenação de Nuno Cardoso, que tem estreia marcada para 10 de Junho.

Em comunicado, aquele teatro nacional explicou que em breve os bolseiros vão criar workshops e actividades no âmbito do Centro Educativo, “a pensar na comunidade escolar, mas também na comunidade ucraniana na região”.

Com o projecto Ucrânia – Palco Livre, o TNSJ “pretende promover a integração de artistas e outros profissionais da Cultura ucranianos recém-chegados a Portugal numa estrutura de produção estável e abrir um espaço de programação que lhes permita retomar a actividade artística no seu país de acolhimento”.

O programa de bolsas foi anunciado em Março, pouco depois da invasão militar da Ucrânia, e na altura o TNSJ indicava que planeava atribuir entre 20 e 40 bolsas de criação artística a profissionais da cultura ucranianos.

O montante disponível do Ucrânia – Palco Livre poderá ainda aumentar em função do número de entidades que venha a associar-se ao projecto, tendo sido disponibilizado o endereço de correio eletrónico freestage@tnsj.pt para possíveis contactos.

Sugerir correcção
Comentar