Reencontrados os exemplares que provaram (há quase 150 anos) que os ornitorrincos põem ovos

Sabia-se desde o final do século XVIII que os ornitorrincos e equidnas põem ovos, uma ideia que só foi aceite em 1884, graças aos exemplares do zoólogo escocês William Caldwell. Os frascos com essas amostras foram agora localizados no Museu de Zoologia da Universidade de Cambridge.

Foto
Jack Ashby segura um dos frascos agora descobertos com um ornitorrinco conservado Jacqueline Garget

Foi uma prova irrefutável. Quando, em 1884, o zoólogo escocês William Caldwell confirmou que os ornitorrincos e os equidnas põem ovos acabou de vez com 85 anos de debates sobre estes mamíferos. E, pouco depois, trouxe a tal prova irrefutável: 1400 espécimes recolhidos na Austrália para o Reino Unido. Desde aí, há quase 150 anos, não se conhecia o paradeiro dos frascos trazidos pelo zoólogo – até serem agora reencontrados com a inscrição “Talvez Caldwell?”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar