Células de tecido de testículos ainda são viáveis ao fim de 20 anos congeladas

Células de roedores preservadas há mais de duas décadas mostraram ainda ter alguma viabilidade na produção de esperma. Este pode ser um passo importante para futuros tratamentos ligados à perda de fertilidade depois de terapias contra o cancro.

Foto
Transplante de células de rato permitiu a produção de espermatozóides num ratinho infértil Eoin Whelan et al., 2022, PLOS Biology

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos e da China transplantou em roedores células de tecido de testículos de outros roedores que estavam “congeladas” há mais de 20 anos. E ainda continuaram a ser viáveis? No geral, a resposta é sim: apesar de a fertilidade se ter reduzido comparativamente à que existia em células mais recentes, ainda foi possível produzir alguma quantidade de espermatozóides viáveis. Os resultados agora publicados na revista científica PLOS Biology podem vir a ser importantes para o tratamento de rapazes que tiveram cancro e que possam ter tido uma diminuição da fertilidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar