Mini-rede solar no Malawi mostra-se promissora como forma de electrificar a África rural

Especialistas acreditam que o aproveitamento da energia solar gerada nas aldeias é uma maneira mais promissora de electrificar as áreas mais remotas do continente africano do que as redes convencionais.

Foto
Mais de três quartos dos aproximadamente 20 milhões de habitantes do Malawi não têm acesso à electricidade Reuters/JOSE LUIS GONZALEZ

Uma mini-rede solar na zona rural do Malawi está a alimentar moinhos de milho e uma fábrica de óleo de girassol, sendo que também ajudará um soldador numa vila próxima do local onde o equipamento está instalado a expandir o seu negócio. O sucesso deste projecto mostra que sistemas centralizados de rede não são o único caminho de África rumo à descarbonização.

Especialistas em desenvolvimento dizem que o aproveitamento da energia solar gerada nas aldeias é uma maneira mais promissora de electrificar as áreas mais remotas do continente africano do que as redes convencionais, que muitas vezes não chegam a essas zonas periféricas, uma vez que tendem a priorizar bairros mais privilegiados — e são, muitas vezes, alimentadas por combustíveis fósseis.

Eu vejo-me a prosperar com este projecto de electricidade, disse à agência Reuters o soldador Bartholomew Soko na aldeia de Ndawambe. Soko tenciona começar a fazer caixilhos de portas, suportes de televisão e escorredores de loiça, bem como as bicicletas que ele já repara.

Se a electricidade for estendida a outras áreas rurais, ajudará a que pessoas com incapacidades se tornem autónomas economicamente”, afirma Soko, que começou a usar uma cadeira de rodas após ter sofrido um acidente de viação.

Mais de três quartos dos aproximadamente 20 milhões de habitantes do Malawi não têm acesso à electricidade — uma proporção maior do que a média continental de cerca de metade da população. O custo da energia solar caiu, à escala global, mais de três quartos ao longo da última década.

O projecto Sitolo conecta mais de 700 pessoas em três aldeias. Agricultores locais já não têm de percorrer grandes distâncias para moer o seu milho ou prensar as suas sementes de girassol.

Sugerir correcção
Comentar