Quase 90 anos depois de nascer em Lisboa, Tivoli chega à China. E tem Casa de Fados

A Tivoli Hotels & Resorts, hoje em dia parte do grupo internacional Minor, estreou o seu primeiro hotel na Ásia: é o Tivoli Chengdu, na província chinesa de Sichuan, que inclui o primeiro restaurante português da região.

hoteis,hotelaria,fugas,empresas,china,asia,
Fotogaleria
Tivoli Chengdu dr
hoteis,hotelaria,fugas,empresas,china,asia,
Fotogaleria
Tivoli Chengdu DR
hoteis,hotelaria,fugas,empresas,china,asia,
Fotogaleria
Tivoli Chengdu dr
Hotel
Fotogaleria
Tivoli Chengdu dr
hoteis,hotelaria,fugas,empresas,china,asia,
Fotogaleria
Tivoli Chengdu dr
,Hotel
Fotogaleria
Tivoli Chengdu dr

Nasceu em Lisboa em 1933 com a abertura do Tivoli Avenida Liberdade. Depois de uma longa e marcante história na hotelaria portuguesa, e com algumas unidades no Brasil, a chancela foi adquirida pelo grupo tailandês Minor em 2015, um gigante com presença em duas dezenas de países (inclui NH, Four Seasons ou Radisson, entre outros) e que prometeu manter a marca. Agora, depois de ter chegado ao Qatar em 2018, a Tivoli estreia-se na Ásia: o Tivoli Chengdu abriu na China. Detalhes: dá a provar a gastronomia portuguesa na Casa de Fados.

Em soft opening desde finais de Março, o Tivoli Chengdu fica no internacional Cultural Heritage Park, na capital da província de Sichuan, em Chengdu, particularmente célebre (e muito visitada) por causa do centro de investigação e criação de pandas gigantes, o animal que é símbolo do país. Oferece 201 quartos e promete luxo.

No parque, onde os visitantes podem passear por salas de exposições, “construídas especificamente para mostrar as culturas do mundo”, o edifício do hotel foi “projectado para se assemelhar a um extenso pergaminho dourado”, resume-se na nota informativa, enquadrado num “exuberante ambiente de natureza verdejante”.

Os traços clássicos nos interiores imperam, começando logo pelo lobby, que se anuncia como “imponente”, com “pilares de hibisco e obras de arte em barro que visam trazer as paisagens naturais de Chengdu para dentro do hotel”.

Foto
Tivoli Chengdu, o lobby DR

Os quartos prometem mais espaço do que é habitual: “75 metros quadrados” repletos de uma “sensação de luxo”. As tradições místicas chinesas não podem falhar: por exemplo, “a borboleta situada sobre a cama, feita à mão de modo artesanal e escolhida pelo seu simbolismo e conotação de boa sorte”.

Embora de conceito internacional, o novo Tivoli chinês não esquece as origens: com seis espaços de restauração, aposta muito na gastronomia, incluindo referências à comida portuguesa – esta estará em destaque no restaurante Casa de Fados, “o primeiro restaurante português em Chengdu”. Diariamente, “refeições mediterrânicas com destaque para o marisco” e “bons vinhos”. Mas a cultura local de Chendgu também é respeitada: o restaurante chinês Tihong inclui onze salas privadas ambientadas em poemas escritos por um poeta da região, Sima Xiangru.​

Foto
Tivoli Chengdu, um dos quartos DR

Por aqui é tudo em grande, do jardim (mais de 3600 metros quadrados), até ao parque infantil ao ar livre com serviços de babysitting. Os animais de estimação também podem ficar alojados e ter direito a menu exclusivo (e área de jogos).

O spa do Tivoli Chengdu é gerido pela Anantara, também parte do grupo Minor e também presente em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar