Chengdu: amor à segunda vista (sim, os pandas ajudaram!)

O leitor Paulo Batista partilha a sua experiência na cidade chinesa onde os pandas são as estrelas maiores. Mas há mais para descobrir.

Fotogaleria
Base de pesquisa de Chengdu para criação de pandas gigantes
Fotogaleria
Fotogaleria
santuário de Xintoísmo
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotografia
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
,Suzuki GSR750
Fotogaleria

Depois de uma viagem de mais de 20 horas, com duas escalas, a chegada a Chengdu, com uma diferença horária de oito horas para Portugal, não começou nada bem. Na viagem do aeroporto para o hotel, cobraram-me 300 renmimbi (rmb), a moeda oficial da China, quando, soube-o mais tarde, o custo não ultrapassa os 60 rmb. Ao chegar ao hotel as coisas não melhoraram, já que o som de Unchained Melody, dos Righteous Brothers, de It’s so easy to fall in love, de Buddy Holy, e de I feel good, de James Brown, pareciam ter tomado conta do espaço, repetindo-se até à exaustão… dia após dia! Confesso, gosto bastante destas músicas, mas, depois desta experiência, não quero ouvi-las nos próximos tempos!

Malas arrumadas, duche retemperador, mudança de roupa, estou preparado para, agora sim, começar a conhecer Chengdu, capital da província de Sichuan, no Sudoeste da China.

Foto
Paulo Batista

O primeiro impacto é tremendo: Chengdu, uma cidade com cerca de nove milhões de habitantes, destaca-se pelos contrastes económicos e impressionantes arranha-céus, reflectindo a sua importância, cada vez maior, que atrai multinacionais de inúmeros países. Depois, os inúmeros habitantes que circulam pelas ruas, com máscaras de protecção contra a poluição, mas sobretudo o trânsito, esse fantástico “caos ordenado”, onde, como que por magia, tudo parece fluir com naturalidade, apesar de os peões atravessarem passadeiras por entre motas e bicicletas, que parecem surgir de todos os lados, completam um cenário difícil de esquecer.

Como se tudo isto não bastasse, na China a censura e a monitorização online, por parte das autoridades, são uma realidade bastante presente, pelo que não é possível aceder ao Google, Gmail, Facebook, Youtube, Twitter, WhatsApp, etc., o que me condicionou sobremaneira a ideia que tinha de trabalhar, à noite, no hotel.

Enfim, nada que uma visita ao Giant Panda Research Base, ou simplesmente Parque dos Pandas, situado a cerca de 14km a norte do centro da cidade, não resolvesse. Sim, se é difícil resistir a um panda, como consegui-lo com mais de 200, muitos deles bebés? É esta estação de pesquisa dedicada à conservação dos ursos pandas, verdadeiros símbolos e tesouro nacional da China, que dá fama planetária a Chengdu, e que faz com aqui afluam pessoas de todos os cantos do mundo. Como me foi dito, os pandas apenas existem nas províncias de Sichuan, Shaanxi e Gansu, dos quais 74% destes adoráveis animais, que passam a maior parte do tempo a dormir e a comer, estão nesta reserva, onde também é possível ver outras espécies de panda, inclusive os vermelhos.

Foto
Paulo Batista

Muito mais importante do que as primeiras impressões, e mesmo da visita a alguns dos seus locais mais turísticos, como o monte Emei, a montanha Qingcheng, a Cabana de Du Fu, os santuário Wuhou e Qingyang, o templo Daci, o mosteiro de Wenshu, o museu Jinsha, a praça Tianfu, ou o Parque do Povo, a maior área verde do centro da cidade, no meu entender, o encanto de Chengdu descobre-se quando nos perdemos e embrenhamos nas suas ruas, particularmente de dois dos seus pequenos centros históricos – Jinli e Kuan Xiangzi – e nos misturamos por entre os seus habitantes, extraordinariamente educados e disponíveis para ajudar, pese a dificuldade que a maioria tem com a língua inglesa.

É aqui que, para lá da arquitectura típica e das icónicas lanternas, entramos, verdadeiramente, na cultura chinesa, nas suas tradições e no seu quotidiano, e nos surpreendemos a cada esquina, numa autêntica viagem no tempo, por entre lojas de artesãos e espectáculos, que conferem a estes locais uma atmosfera vibrante.

As conversas nas casas de chá, nos pequenos restaurantes e barracas de comida de rua, que nos remetem para uma das mais prestigiadas culinárias da China, bastante temperada e com sabores picantes inesquecíveis, fazem esquecer o passar do tempo, mas sobretudo o desejo de regressar a esta cidade, uma mistura perfeita entre o tradicional e o cosmopolita da China.

Paulo Batista (texto e fotos)

Sugerir correcção
Comentar