A startup que mais cresce na Europa vende iPhones usados

A história desta startup começou com uma burla. Sami Marttinen criou a Swappie depois de ficar de mãos a abanar quando pagou por um iPhone em segunda mão na Internet. O PÚBLICO visitou uma das fábricas, na Finlândia.

Foto
Fábrica da Swappie em Helsínquia

No centro comercial Myyrmanni, em Vantaa, na Finlândia, há uma nova máquina que aceita telemóveis usados, avalia o estado em que estão através de câmaras e devolve, na hora, dinheiro ou iPhones recondicionados. Os iPhones têm todos o selo da Swappie, a empresa finlandesa que recebe, arranja e vende telemóveis usados da Apple. É a startup que está a crescer mais depressa na Europa de acordo com o ranking anual do jornal Financial Times e da analista de mercado Statista. Em seis anos, a empresa, que funciona maioritariamente online, expandiu a actividade para 15 países, incluindo Portugal, e vendeu mais de um milhão de aparelhos em segunda mão. Os preços começam nos 149 euros para um iPhone 7 com “sinais de uso” (riscos no ecrã e moldura).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários