Zelenskii: o “cidadão comum” que fala como Churchill

A comunicação de Volodimir Zelenskii tem sido elogiada por todo o mundo: no primeiro grande discurso após a invasão, citou Winston Churchill e recebeu uma ovação de pé dos políticos britânicos. Quais os segredos do Presidente ucraniano e o que o torna tão eficaz a comunicar?

i-video

Depois de uma carreira como humorista e uma surpreendente eleição que o elevaria a Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii assume agora o papel de líder de um país em guerra. Nos primeiros dias da invasão russa à Ucrânia, combateu o pânico e a incerteza com curtos vídeos de incentivo nas redes sociais, garantindo que não ia fugir de Kiev e lutaria até ao fim, atitude que serviu de combustível à resistência ucraniana. 

Em poucos dias, Zelenskii tornou-se numa das mais mediáticas figuras da política internacional, recebendo ovações de pé após discursos para vários países. Que estratégias usou para isso e quais os significados escondidos das suas mensagens? Com a ajuda de especialistas, o PÚBLICO analisou os vídeos, discursos e acções de propaganda do Presidente ucraniano em tempo de guerra.

Leia também: "Zelenskii, a guerra da estrela"