Inflação sobe para 5,3% em Março, o valor mais alto desde 1994

Impacto da guerra na Ucrânia prolongou escalada da inflação, com combustíveis e alimentos a contribuir para nova aceleração dos preços.

Foto
Paulo Pimenta

O forte impacto da guerra na Ucrânia nos preços confirmou-se e a taxa de inflação em Portugal acentuou, durante o mês de Março, a tendência de subida que se regista já desde meados do ano passado, atingindo o valor mais alto em quase três décadas.

De acordo com a estimativa rápida publicada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, a taxa de variação homóloga do índice de preços no consumidor passou de 4,2% em Fevereiro para 5,3% em Março. Este valor é o mais elevado registado em Portugal desde Junho de 1994.

Em comparação com o mês anterior, a subida dos preços foi de 2,5%, um valor comparável com os 0,4% de Fevereiro e que confirma a expectativa de consumidores e empresas de que os impactos económicos do conflito militar na Ucrânia viessem a influenciar decisivamente a evolução dos preços em Portugal.

A taxa de variação homóloga média nos últimos 12 meses, muitas vezes utilizada como referência para as actualizações salariais, manteve também a sua tendência de subida, passando de 1,8% para 2,2%​.

PÚBLICO -
Aumentar

O INE não apresenta ainda, nesta estimativa rápida, dados detalhados por produtos, mas combustíveis e alimentos desempenharam um papel decisivo na subida da inflação. De acordo com o INE, a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos foi de 19,8%, contra os 15% de Fevereiro, atingindo o valor mais elevado desde Fevereiro de 1991. A inflação nos produtos alimentares não transformados foi de 5,9%, quando em Fevereiro tinha sido de 3,7%.

De qualquer forma, são também cada vez mais evidentes os sinais de que a pressão inflacionista se está a alargar para a generalidade dos produtos. Os dados do INE publicados esta quinta-feira mostram também que a taxa de inflação homóloga, exceptuando produtos alimentares não transformados e energia, subiu de 3,2% em Fevereiro para 3,8% em Março.

Ainda assim, a inflação em Portugal deverá ter-se mantido abaixo da registada na média europeia, cuja primeira estimativa de Março será divulgada na sexta-feira pelo Eurostat. Esta quarta-feira, o instituto nacional de estatísticas alemão revelou que a taxa de inflação no país deverá ter aumentado de 5,1% para 7,3% em Março, o valor mais alto desde o Outono de 1981. Em Espanha, o mesmo indicador ficou a muito pouco de atingir a barreira dos 10%, cifrando-se em 9,8% em Março, o valor mais elevado em quase 37 anos.

Sugerir correcção
Ler 37 comentários