Crise sismo-vulcânica já causou deformações na ilha de São Jorge

Houve mais de 23 mil sismos de baixa magnitude desde o início da crise sismo-vulcânica na ilha de São Jorge, a 19 de Março. O terreno está a ser deformado por esta crise, mas não não há garantias sobre o que acontecerá: ou a crise passa, ou há um sismo mais forte, ou pode mesmo haver uma erupção.

Foto
Dois especialistas do Civisa numa medição de gases em Velas, na ilha de São Jorge TIAGO PETINGA/LUSA

A crise sismo-vulcânica em São Jorge causou uma deformação no terreno da zona central da ilha, diz ao PÚBLICO o director do Centro de Informação e Vigilância Sismo-vulcânica dos Açores (Civisa), Rui Marques. Mas as causas exactas desta deformação no terreno não são claras, nem permitem adivinhar qual o desfecho da crise na ilha de São Jorge, que tem registado actividade sísmica “acima do normal” desde 19 de Março – ainda que a libertação de energia tenha diminuído nos últimos dias.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários