Paulo Mota Pinto é candidato a líder parlamentar do PSD, Adão Silva passa para a mesa da Assembleia

O presidente do conselho nacional foi o nome escolhido por Rui Rio para liderar a bancada dos sociais-democratas.

Foto
Paulo Mota Pinto é o presidente do conselho nacional do PSD LUSA/ESTELA SILVA

O presidente do conselho nacional do PSD, Paulo Mota Pinto, vai ser candidato à liderança do novo grupo parlamentar social-democrata, decisão que tomou após conversa com o líder do partido, Rui Rio. O actual líder parlamentar, Adão Silva, é o nome indicado pela direcção para a vice-presidência da mesa da Assembleia da República, segundo fonte oficial do partido.

Com a sua substituição prevista para o congresso de Julho, Rui Rio escolheu, assim, dois nomes da sua direcção para dois dos principais cargos políticos no Parlamento.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Mota Pinto, que foi cabeça de lista social-democrata pelo círculo eleitoral de Leiria nas últimas eleições legislativas, em 30 de Janeiro passado, confirmou a disponibilidade para se candidatar a presidente do grupo parlamentar do PSD.

“Após análise da situação política nacional, e conversa com o presidente do PSD, Rui Rio, chegámos à conclusão de que deveria ser candidato a líder parlamentar, prestando esse serviço ao partido”, afirmou o presidente do conselho nacional do PSD, professor universitário e antigo juiz do Tribunal Constitucional entre 1998 e 2007.

As eleições para a escolha do sucessor de Adão Silva na liderança da bancada dos sociais-democratas deverão realizar-se na próxima semana.

Entre outros cargos políticos, Paulo Mota Pinto foi vice-presidente do PSD sob a liderança de Manuela Ferreira Leite e deputado entre 2009 e 2015.

O ainda líder parlamentar foi o nome indicado para suceder a Fernando Negrão, que também já liderou a bancada social-democrata, na vice-presidência da mesa da Assembleia da República. A eleição dos vice-presidentes da mesa, dos secretários e vice-secretários deve acontecer na quarta-feira.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários