O filme de 1925 que só estreou em Portugal em 1974

Fazer o jogo das “sete diferenças” entre o cinema que se via em 1926, 1974 e 2022 é abrir uma “toca do coelho” por onde nos podemos perder com gosto, com a acumulação de pormenores aparentemente banais a desenhar curiosas distâncias e aproximações.

Foto
Estreado na União Soviética em Dezembro de 1925, "O Couraçado Potemkine" só viria a estrear-se em Portugal no cinema Império a 2 de Maio de 1974.

Olhamos para o cartaz de filmes em exibição em Março de 2022 nas salas portuguesas, dominado pelo Batman com Robert Pattinson no papel-título ou pela adaptação do jogo de vídeo Uncharted. Um cinéfilo de 1926 não reconheceria nenhuma das salas que ainda exibem regularmente cinema em Lisboa; o único nome que lhe diria alguma coisa seria o do cinema Ideal, ao Camões, que já nesse ano da instauração do Estado Novo mostrava imagens em movimento. Algumas das salas que se frequentavam nessa altura (e que tinham começado por ser teatros, com arquitecturas muito diferentes das que hoje conhecemos) ainda hoje sobrevivem, embora já não como recintos cinematográficos: Tivoli, Condes, Politeama, Olympia...

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários