És homem e viste um comportamento abusivo? “Diz alguma coisa”, pede esta campanha

Uma campanha da câmara de Londres quer lembrar que os homens devem ser aliados na luta contra o assédio. Como? "Fala contigo. Depois fala com os teus amigos."

"A violência dos homens contra as mulheres e raparigas começa com palavras. Se vires isso a acontecer, diz alguma coisa": é este o alerta da campanha #HaveAWord, lançada esta segunda-feira, 14 de Março, pelo presidente da câmara de Londres, Sadiq Khan. O vídeo de cerca de dois minutos mostra uma situação de assédio em que um jovem pressiona uma rapariga a responder às suas interacções. O grupo de amigos assiste ao momento, mas um deles está num dilema: chamar a atenção do amigo ou ignorar? 

O objectivo é lembrar que os homens devem ser aliados. "Neste país — e na nossa cidade — enfrentamos uma epidemia de violência contra mulheres e raparigas. No Reino Unido, um homem violento mata uma mulher a cada três dias. Nós podemos mudar isto. Nós temos de mudar isto", lê-se no site da campanha. "Como homens, podemos começar por reflectir sobre o nosso próprio comportamento e sobre a forma como vemos, tratamos e falamos de mulheres. Todos temos a responsabilidade de nos fazermos ouvir para ajudar a manter as mulheres e as raparigas protegidas." Uma ideia resumida no slogan da campanha: "Fala contigo. Depois fala com os teus amigos."

Além do vídeo, o site responde a algumas "perguntas comuns": o que é um comportamento problemático? O que é a misoginia? Como chamo a atenção para um comportamento problemático e porque é importante fazê-lo? E explica que "o abuso é mais abrangente do que o assédio e a violação e pode incluir outras acções que podem contribuir para uma cultura de abuso", como os piropos, toques inapropriados e o upskirting (quando são tiradas fotografias por baixo da saia de uma mulher). 

Mas como cumprir o propósito da campanha e efectivamente chamar a atenção para este tipo de comportamentos prejudiciais sem humilhar, envergonhar, ou escalar a situação? A campanha sugere tentar encontrar uma oportunidade para falar disso com a pessoa longe de outras pessoas. Durante uma conversa com amigos, não te sintas pressionado a rir de conversas sexistas e, caso comecem comentários misóginos, podes sempre tentar mudar de tema ou afastar-te da conversa. Faz perguntas como "o que queres dizer com isso?" ou "o que te faz pensar isso?". E, talvez a mais importante, habitua-te a dizer "isso não é correcto".