Filho do Presidente do Turquemenistão vence eleições presidenciais com 73% dos votos

Serdar Berdimujamedov ocupava o cargo de vice-primeiro-ministro e já era apontado há muito como o “sucessor designado” por Gurbanguli Berdimujamedov, chefe de Estado do país da Ásia Central desde 2006.

Foto
Berdimujamedov só entrou no Parlamento em 2016, mas já ocupou vários cargos ministeriais Vyacheslav Sarkisyan/Reuters

Serdar Berdimujamedov, filho do actual Presidente do Turquemenistão, Gurbanguli Berdimujamedov, foi declarado vencedor das eleições presidências realizadas no sábado, anunciou nesta terça-feira a comissão eleitoral do país da Ásia Central.

Berdimujamedov, conhecido como “filho da nação”, ocupava o cargo de vice-primeiro-ministro do Governo, e obteve 72,97% dos votos, numa votação sem grande oposição e cujo desfecho já era esperado, depois de ter sido rotulado de “sucessor designado” pelo pai.

Praticamente todos os oitos restantes candidatos eram figuras desconhecidas. Hidir Nunnaiev, o segundo concorrente mais votado, teve 11,09% dos votos, ao passo que o terceiro, Agajan Bekmiradov, se ficou pelos 7,22%. Segundo a comissão eleitoral, a taxa de participação foi de 97,17%

Berdimujamedov, de 40 anos, vai tomar posse no dia 19 de Março e iniciará um mandato presidencial de sete anos.

O ainda Presidente, Gurbanguli Berdimujamedov, de 64 anos, que beneficia de um poderoso culto de personalidade no país, lidera o Turquemenistão desde 2006, ano em morreu o primeiro chefe de Estado turcomano e ex-líder do Partido Comunista no território, Saparmurat Niiazov.

Depois de ter vencido as presidenciais de 2017 com 98% dos votos, o seu mandato presidencial só terminava em 2024. Em Fevereiro, porém, Berdimujamedov anunciou a demissão, dizendo que, apesar de se tratar de “uma decisão difícil”, era necessária “perante a nova fase de desenvolvimento” do país.

Prometeu, por isso, proceder a uma transferência de poder aos “jovens líderes” e quer ficar com o cargo de presidente da câmara alta do Parlamento. Mas no momento da demissão já era claro que tinha escolhido o seu filho como sucessor.

Desde que entrou, pela primeira vez, no Parlamento do Turquemenistão, em 2016, Serdar Berdimukhamedov já foi líder de província, ministro da Indústria e da Construção, vice-primeiro-ministro e membro do Conselho de Segurança, entre outros cargos.

O Turquemenistão é uma antiga república soviética com cerca de 6 milhões de habitantes, cujo território, quase todo desértico, possui uma das maiores reservas de gás natural do mundo. Tem ligações económicas e políticas estreitas com a Federação Russa e com a China e está localizado junto ao mar Cáspio – faz fronteira com o Cazaquistão, Usbequistão, Afeganistão e Irão.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários