Betina Lopes investiga cartas trocadas entre cientistas e crianças. Agora está no Top 100 de mulheres empreendedoras

Doze portuguesas fazem parte de uma lista de 100 mulheres que se destacaram no empreendedorismo social. O anúncio foi feito esta terça-feira, Dia Internacional da Mulher.

Foto
Além de investigar as cartas, Betina Lopes também trocou correspondência com uma estudante no âmbito da iniciativa Cartas com Ciência DR

“Na maioria das vezes, trabalho ao computador, leio livros e outros textos e também escrevo, tudo relacionado com a escola e com a aprendizagem da biologia” – este é um excerto de uma carta escrita em 2021 pela cientista Betina Lopes a uma menina em Moçambique a propósito da iniciativa Cartas com Ciência. A cientista explicava à estudante o seu trabalho. Ao longo de um ano, enviou-lhe três cartas (e recebeu outras três) e teve ainda a oportunidade de a conhecer através da plataforma Zoom. Além de ter trocado correspondência, a investigadora está também envolvida na monitorização e avaliação das actividades deste projecto e hoje é uma das 12 mulheres portuguesas incluídas no Top 100 de Mulheres em Empreendedorismo Social de 2022 revelado esta terça-feira, no Dia Internacional da Mulher.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar