Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas. São 22 mil euros para criações de jovens artistas

A Bolsa Amélia Rey Colaço aceita projectos de jovens artistas e de companhias emergentes. Candidaturas até 13 de Abril.

Foto
Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa Nuno Ferreira Santos

Estão abertas as candidaturas para a Bolsa Amélia Rey Colaço, que apoia a produção de espectáculos de jovens artistas e companhias emergentes. Até 13 de Abril podem candidatar-se criadores nacionais e estrangeiros residentes em Portugal, que tenham assinado um número máximo de cinco encenações ou criações teatrais, individualmente ou em nome colectivo.

O Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa), A Oficina (Guimarães), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo) e o Teatro Viriato (Viseu) associam-se novamente para a 5.ª edição da bolsa. Em homenagem à actriz e encenadora Amélia Rey Colaço, a bolsa foi criada em 2018 e tem como principal objectivo “promover a renovação da criação teatral portuguesa”.

A bolsa, com um valor de 22 mil euros, servirá para apoiar a produção do projecto vencedor, que terá, igualmente, acesso a cinco residências artísticas e será apresentado nos quatro espaços referidos.

Um júri composto por directores artísticos dos quatro teatros estará encarregue da avaliação dos projectos. Os candidatos das encenações finalistas terão de assegurar disponibilidade para uma entrevista, conduzida pelos membros do júri, via Zoom, nas manhãs de 30 e 31 de Maio, em horários a comunicar.

A criação vencedora será anunciada a 3 de Junho. O espectáculo terá a sua estreia a 12 de Maio de 2023 no teatro O Espaço do Tempo. Posteriormente será feita uma digressão durante os meses de Maio e Junho, passando primeiro pelo Teatro Nacional D. Maria II, depois pelo Teatro Viriato e, por fim, pel’A Oficina. O regulamento completo pode ser consultado aqui.

Até agora, a bolsa já apoiou a criação de quatro espectáculos. O vencedor da última edição, Another Rose, da autoria de Sofia Santos Silva, vai estrear-se em Junho.

As candidaturas podem ser submetidas através de um formulário online acompanhado, obrigatoriamente, pela declaração de compromisso.

Texto editado por Ana Maria Henriques

Sugerir correcção
Comentar