Uma série sobre uma pandemia no meio de uma pandemia e de tantas séries? Station Eleven é a paragem certa

Adaptação de best-seller chega finalmente a Portugal na terça-feira para assinalar lançamento da HBO Max. Os seus actores viveram uma pandemia duas vezes e contam ao PÚBLICO onde encontrar a beleza no pós-pandemia.

Foto

Quando a pandemia se abateu sobre o mundo, a televisão desatou a reagir — desatou é a palavra, porque se perderam muitas das amarras que prendiam os modos de fazer, o que se podia ou não mostrar “em televisão”; também se desfizeram nós e a ficção teve autorização para experimentar e fazer em pouco tempo, quase em directo. Nas primeiras semanas de covid-19, uma série nova estava em pausa de gravações. Era sobre uma pandemia, mas que nada tinha a ver com a covid-19. Baseada no romance Estação Onze (2014), Station Eleven tinha já filmado os primeiros dias de uma pandemia. O medo, os hospitais transbordantes, as compras desenfreadas. Os seus actores viveram uma pandemia duas vezes. “Houve uma mistura de realidades. É muito difícil distinguir o que aconteceu nos dois últimos anos”, admite a protagonista Mackenzie Davis.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar