Sabre e Amadeus tiram companhia aérea russa Aeroflot dos sistemas de reserva de bilhetes

Aeroflot, companhia aérea apoiada pelo estado russo, reage às decisões afirmando que vai continuar a transportar passageiros e a trabalhar com outros sistemas de reservas de voos.

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Reuters/Regis Duvignau

O fornecedor de software de reservas de viagens Sabre Corp afirmou esta quinta-feira ter rescindido o acordo de distribuição com a Aeroflot, prejudicando a capacidade de venda de bilhetes da companhia aérea de bandeira russa.

Em comunicado, a empresa afirmou estar a tomar “medidas imediatas” para retirar o conteúdo relativo a voos da Aeroflot do seu sistema de distribuição global (GDS), um mercado utilizado por agências de viagens e empresas na reserva de viagens de avião.

"Estamos a cumprir, e continuaremos a cumprir, as sanções impostas contra a Rússia”, acrescenta Sean Menke, director executivo da Sabre. A empresa vai ainda avaliar se será necessário tomar medidas adicionais, depois de ter em conta considerações legais e quaisquer contramedidas implementadas em retaliação.

Também o grupo espanhol Amadeus suspendeu a distribuição das tarifas da companhia aérea apoiada pelo estado russo nos seus sistemas, assim como novos projectos comerciais no país.

Em resposta, a Aeroflot afirma que continuará a transportar passageiros, avança a agência de notícias russa RIA. Citando um porta-voz da transportadora aérea, a nota da agência informa que a Aeroflot está a trabalhar com outros fornecedores, além de ter o seu próprio sistema de reservas, o que permite aos agentes de vendas trabalhar directamente com a companhia aérea.

A Sabre e a Amadeus juntam-se assim à vaga de empresas que estão a cortar laços com empresas russas, na sequência das amplas sanções aplicadas contra Moscovo pela invasão da Ucrânia.

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