Apoios “são relevantes”, mas faremos refinaria de lítio “de qualquer das formas”, diz Northvolt

A Northvolt, parceira da Galp, entende que a unidade de conversão de lítio é um projecto “muito importante para a Europa, para a Northvolt e para Portugal”.

Foto
Paolo Cerruti, da Northvolt, e Andy Brown, da Galp, na assinatura da parceria para o lítio, em Dezembro de 2021 Daniel Rocha

A escolha da localização de uma futura unidade de processamento de lítio em Portugal tem sido um trabalho demorado, mas está mais perto do final. Depois de um “processo de selecção muito exaustivo”, assente em cerca de duas dezenas de critérios, a Galp e a Northvolt, que anunciaram esse projecto em Dezembro, passaram de uma lista com “30 localizações possíveis” para uma “shortlist com duas ou três localizações”, disse ao PÚBLICO Maria Åstrand, administradora da empresa sueca de baterias de ião de lítio com o pelouro das matérias-primas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários