Assaltos às séries The Crown e Lupin causam prejuízos de quase meio milhão de euros em material

Crimes ocorridos nos últimos dias visaram “antiguidades” que a rainha ficcional iria usar e as filmagens da série francesa, onde se encontrava o protagonista Omar Sy.

Foto
The Crown e Lupin DR

é

Nos últimos dias, as rodagens das séries Netflix The Crown e Lupin foram alvo de assaltos, tendo ao todo sido roubados bens no valor de quase meio milhão de euros. Os dois crimes, ocorridos em dias e países distintos, resultaram no desaparecimento de material e de adereços valiosos, incluindo uma réplica de um ovo Fabergé. O ataque à filmagem da série francesa Lupin envolveu cerca de 20 encapuzados e disparos de material pirotécnico na presença do protagonista, Omar Sy.

Os dois crimes não estarão relacionados e têm apenas em comum o facto de terem visado adereços e material técnico de duas populares séries da plataforma de streaming. No caso de Lupin, decorriam em Nanterre as filmagens da terceira temporada da série inspirada pela personagem do ladrão de casaca criada pelo escritor Maurice Leblanc. A televisão francesa TF1 escreve que “o assaltante mais famoso de França foi assaltado”.

Cerca das 15h de sexta-feira, segundo a polícia local informou a agência de notícias AFP, cerca de 20 encapuzados atacaram o plateau, centrado no bairro Pablo Picasso, e dispararam engenhos pirotécnicos (um tipo de dispositivo normalmente usado por profissionais de fogo de artifício mas que nos últimos tempos tem sido usado em ataques, nomeadamente em França e contra as autoridades policiais).

O ataque não provocou feridos, mas foi roubado material no valor de 300 mil euros, informam fontes policiais.

Já na quarta-feira, em Inglaterra, as carrinhas usadas para transportar adereços da série The Crown foram alvo de um assalto numa estrada em Doncaster, South Yorkshire, tendo sido furtados objectos no valor de cerca de 178,5 mil euros, entre os quais uma réplica de um raro ovo Fabergé comprado por Jorge V em 1933. A rodagem da quinta temporada da conceituada série sobre a coroa britânica está em curso naquela região britânica e tem agora como protagonista Imelda Stauton na pele da rainha Isabel II. As autoridades dizem ter seguido todas as pistas possíveis, mas acabaram por arquivar o caso até surgirem novas informações.

A Netflix confirmou já este roubo de “antiguidades” que deveriam ser usadas em cenas com Staunton, garantindo que vai encontrar objectos que as substituam. “Não se espera que as filmagens sejam afectadas”, indicou um porta-voz, citado pelo diário britânico The Guardian.

The Crown é uma das primeiras séries não-americanas da Netflix e um dos títulos que mais prestígio trouxeram à plataforma de streaming. No ano passado, recebeu o Emmy de Melhor Série Dramática. Lupin faz parte da nova geração das séries internacionais Netflix, tendo sido estreada em 2021 com enorme sucesso e constituindo uma das mais populares séries em língua não inglesa do serviço.

Notícia corrigida às 6h58 de 27 de Fevereiro: gralha na data de aquisição da réplica de ovo Fabergé

Sugerir correcção
Comentar