Em 36 cidades da Europa, Lisboa é das que tratam pior quem anda a pé

Projecto Clean Cities analisou a sustentabilidade da mobilidade em 36 cidades europeias. Capital portuguesa ficou em 15.º lugar, mas ocupa a 35.ª posição na segurança dos peões.

Foto
Em Lisboa, a predominância do automóvel prejudica quem anda a pé e de bicicleta, que têm muito menos espaços reservados Daniel Rocha

A cidade de Lisboa tem um longo caminho a percorrer – e pouco tempo – se quiser que todo o seu sistema de mobilidade seja neutro em emissões de CO2 no final desta década. A capital portuguesa, que é uma das 377 candidatas à missão europeia que pretende apoiar financeiramente a aceleração dos objectivos climáticos à escala urbana, ficou em 15.º lugar numa amostra de 36 cidades cujo comportamento, na área específica da mobilidade, foi avaliado por peritos, a pedido de uma coligação de organizações europeias que está a levar a cabo Campanha Cidades Limpas, para forçar um aumento das exigências de descarbonização das cidades europeias.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários