Na Grécia, a temporada de Verão começa a 1 de Março

À espera de ser um dos destinos mais desejados do ano, a Grécia já tinha aliviado as restrições de entrada, permitindo entrada de turistas com o certificado de vacinação/recuperação ou teste negativo.

Foto
Uma praia em Salónica, durante a pandemia, "despida" de turistas Murad Sezer

A Grécia espera um boom no turismo este ano, após a quase paragem global da pandemia e o seu pior ano de sempre em matéria de entradas de viajantes. Esta quinta-feira, em jeito de preparação, o Governo anunciou que a temporada oficial de turismo começará a 1 de Março.

“Há uma grande procura e uma grande dinâmica para o Turismo na Grécia em 2022”, disse esta quinta-feira o ministro responsável por esta pasta, Vassilis Kikilias. “Grandes operadores turísticos e as maiores companhias aéreas querem prolongar a temporada”, disse, referindo-se a um período que começando em Março poderia ir oficialmente até Dezembro.

Após as restrições iniciadas em 2020 com a declaração da pandemia, o turismo grego registou os seus piores números desde que há registos: apenas 7 milhões de visitantes e receitas de 4 mil milhões de euros.

O sector é responsável por praticamente um em cada cinco empregos e a recuperação começou no ano passado quando a temporada finalmente abriu em Maio, elevando as contas para receitas de 10,5 mil milhões de euros. Mas agora “há sinais fortes” de que o Turismo vai finalmente voltar em grande, disse Vassilis Kikilias à Reuters.

Uma temporada a começar mais cedo significa que hotéis que costumam fechar no Inverno vão reabrir logo e que os operadores turísticos começarão a trazer os seus grupos.

A IOBE, sigla grega da Fundação para a Pesquisa Económica e Industrial, nas suas projecções publicadas no mês passado, indica que o turismo poderá fazer a economia da Grécia crescer entre 4,5% e 5% este ano. Prevê ainda que as receitas do turismo possam chegar a 80/90% dos valores de 2019, quando 33 milhões de visitantes trouxeram 18 mil milhões de euros, um ano recorde.

A Grécia aliviou as restrições relativas à covid-19 recentemente e permite a entrada de turistas vacinados/recuperados ou com teste negativo. “A Grécia está aberta a toda a gente a partir de agora”, realçou Vassilis Kikilias.

“Após esta gigantesca crise global de saúde pública, as pessoas querem viajar, gozar as suas férias, gastar dinheiro, e penso que a Grécia está no pelotão da frente” como destino, sublinhou o ministro, reforçando: "para nós, a temporada de Verão começa a 1 de Março.

“Sim, a pandemia ainda está por aí, mas temos armas para combatê-la: vacinação, novos medicamentos”, rematou.

Sugerir correcção
Comentar