Velhos fantasmas, novos recomeços com os Black Country, New Road

Ants From up There era um dos álbuns mais aguardados do ano e chegou com uma surpresa inesperada. Poucos dias antes da sua edição, Isaac Wood, vocalista, guitarrista e letrista, abandonou a banda. Como o ouvimos agora? Que álbum é, afinal, este que nos deixam, antes de recomeçarem novamente?

Foto
Rosie Foster

Primeiro foi tudo muito rápido. Os concertos a originarem um culto que transbordou para a imprensa, daí para as editoras, e então, de passo acelerado em passo acelerado, a boa nova espalhou-se desde Inglaterra para o resto do mundo. 2020 a começar e os Black Country, New Road, combo de sete elementos onde encontramos músicos de formação jazz e gente fluente tanto na história das margens como na cultura de massas, eram apresentados por todo o lado como banda obrigatória, num processo com um certo sabor a next big thing de tempos idos. Chegou o primeiro disco, For the First Time, e confirmou-se: música híbrida, livre, catártica, jazz e klezmer, pós-rock e pós-punk e uma voz, perfeitamente alinhada com o seu tempo, que falava mais que cantava, ansiosa, zangada, nervosa, irónica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários