Obras em Alter do Chão revelam 13 sepulturas de possível necrópole romana

os vestígios arqueológicos foram detectados durante trabalhos de remodelação do sistema de drenagem de águas residuais na vila.

Foto
Câmara de Alter do Chão

Treze sepulturas pertencentes a uma necrópole que poderá ser da época romana foram descobertas em Alter do Chão, no distrito de Portalegre, durante obras naquela vila alentejana, revelou esta quarta-feira a câmara municipal.

O município explicou no seu site que os vestígios arqueológicos foram detectados durante trabalhos de remodelação do sistema de drenagem de águas residuais na vila, que obrigam a acompanhamento arqueológico.

“Foram descobertas 13 sepulturas de uma necrópole, até ao momento desconhecida”, no âmbito deste acompanhamento, num troço da Avenida Doutor João Pestana, pode ler-se na informação do município.

A empresa Águas do Alto Alentejo, responsável pela empreitada, contratou a antropóloga Liliana Carvalho para proceder à escavação, exumação e estudo dos restos humanos, acrescentou a câmara.

Das 13 sepulturas identificadas, “apenas seis vão ser parcialmente intervencionadas”, uma vez que “não se conservaram na totalidade”, estando prevista para sexta-feira a conclusão destes trabalhos.

Até ao momento, foi escavada uma sepultura, da qual “foi exumada uma mulher” que, quando morreu, teria “entre os 18 e os 20 anos”, indicou.

“Todo o material osteológico humano recolhido na intervenção será depositado no Laboratório de Antropologia da Câmara Municipal de Alter do Chão”, referiu o município.

De acordo com a autarquia, existe a possibilidade de as sepulturas em causa pertencerem à necrópole romana de Abelterium, o que torna “particularmente relevantes” os trabalhos arqueológicos e antropológicos em curso.

A confirmar-se esta hipótese, será a “maior descoberta” arqueológica feita no concelho, desde que foi encontrado o “mosaico de Alexandre, o Grande”, na Casa da Medusa, em 2007.

“Esta descoberta, de impacto nacional, uma vez que o local de sepultamento da população romana não era conhecido, dará um enorme contributo para o conhecimento dos habitantes de Abelterium”, argumentou.

Em Maio de 2010, o Município de Alter do Chão inaugurou o espaço das ruínas romanas de Abelterium, também conhecido por Estação Arqueológica de Ferragial d'El Rei, espaço classificado como Imóvel de Interesse Público, em 1982. Esta estação arqueológica é propriedade do Estado e encontra-se sob a tutela da câmara.

Os primeiros vestígios arqueológicos foram descobertos em 1954, durante os trabalhos de construção do Campo de Futebol Municipal. Desde essa data, as intervenções arqueológicas colocaram a descoberto parte de um edifício termal, uma casa romana e uma necrópole datada da Antiguidade Tardia.

Contudo, estas estruturas representam apenas uma pequena parte do aglomerado urbano de Abelterium.

Apesar de não ser conhecida a data da sua fundação, nem o seu estatuto jurídico-administrativo, seria o centro aglutinador de um território polvilhado por uma intensa rede viária e por povoamento rural.

Sugerir correcção
Comentar